Mordida cruzada

Mordida cruzada

Se você tem mania de morder tampa de caneta, fazer sucção de dedos, ou tem filhos que ainda usam chupetas, é melhor ter cuidado! Afinal, junto com a perda precoce dos dentes de leite; a falta de espaço na arcada dentária; e problemas congênitos, como o lábio leporino, esses maus hábitos podem causar a famosa mordida cruzada.

Comum em qualquer idade, a mordida cruzada acontece quando um ou mais dentes da arcada superior está "por dentro" dos dentes da arcada inferior. Para evitar problemas com a mastigação é importante o alerta para a prevenção. A criança deve visitar o dentista com frequência, já que o tratamento é mais eficaz quando o diagnóstico é feito de modo precoce.

A mordida cruzada afeta, também, no processo normal de crescimento e desenvolvimento do sistema que compreende as estruturas da boca. Quando não tratada, pode prejudicar a articulação temporomandibular (ATM), causar desgastes e fraturas nos dentes, dificuldade na abertura da boca e até dor de cabeça.

Mastigue corretamente

A correta mastigação, principalmente na fase infantil, é importante para desenvolver os ossos da face e colabora para que os dentes se posicionem corretamente. Nos adultos, a mastigação deve ser balanceada e distribuir o esforço mastigatório para os dois lados da arcada, assim evita a sobrecarga da articulação temporomandibular.

Dos tipos de mordida errada durante o processo de mastigação, pode ser aquela que envolve os dentes da frente ou posteriores, ou unilateral, quando afeta um lado da arcada e a bilateral. A correta deve usar os dois lados da arcada dentária.

O tratamento é realizado de acordo com o resultado do exame clínico realizado sob a orientação do odontologista. O tratamento a mordida cruzada pode ser feito através de aparelhos ortodônticos fixos, removíveis e até mesmo extrações dentárias.

Por isso é importante sempre cuidar da saúde bucal e fazer visitas periódicas ao dentista.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias