O que as unhas contam sobre a sua saúde?

O que as unhas contam sobre a sua saúde?

Elas não são apenas uma tela para esmaltes coloridos ou decorações criativas… Você sabia que as unhas podem funcionar como um indicador visual das condições de saúde do organismo? Desde deficiências nutricionais até problemas médicos mais sérios, as unhas podem fornecer pistas valiosas sobre a saúde geral de uma pessoa.

 

A dermatologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Bruna Heluy, cita algumas características em que é importante ficar de olho. “Um dos aspectos mais evidentes é a cor das unhas. Unhas saudáveis geralmente têm uma coloração rosada, indicando uma boa circulação sanguínea. Se as unhas parecerem pálidas, isso pode indicar anemia ou problemas de circulação. Por outro lado, unhas com coloração roxa-azulada podem ser um sinal de infecções fúngicas, problemas no fígado ou doenças respiratórias”, explica.

 

Unhas quebradiças e que descamam com facilidade também são indicadores de problemas na saúde, como deficiências de vitamina ou até problemas na glândula tireoide. Ainda sobre a textura das unhas, a profissional destaca alguns detalhes que não podem ser ignorados. “Unhas que se curvam para baixo nas pontas, lembrando uma colher, podem estar associadas à anemia por deficiência de ferro. Por outro lado, unhas muito espessas e duras podem ser um sinal de fungos ou psoríase”, afirma.

 

Para manter as unhas saudáveis, a primeira regra é a hidratação. “Hidrate as unhas diariamente. Na área de cutículas, faça massagem para manter e ativar a circulação local. Opte por hidratantes à base de vaselina, pantenol e manteiga de Karité, pois eles têm um maior potencial de hidratação”, destaca a dermatologista.

 

E para quem gosta de pintar as unhas, a dica é sempre aguardar entre um e dois dias antes de fazer novamente, além de retirar o esmalte e não usar acetona, mas sim um removedor. Mas se ainda assim você observar que a fraqueza persiste, aposte em vitaminas e reforce a alimentação. “Recomendamos o uso de biotina e produtos à base de cisteína, queratina e silício para crescerem fortes e bem durinhas, além de manter uma alimentação rica em selênio, zinco, vitamina C, cálcio, entre outros componentes”, finaliza Bruna.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias