Saiba mais sobre o espaço parto adequado

Saiba mais sobre o espaço parto adequado

O Projeto Parto Adequado (PPA) é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, em implementação em hospitais privados e públicos, com vistas à melhoria da atenção ao parto e nascimento.

O Hapvida faz parte desse projeto, que tem como objetivo elaborar, testar, avaliar e disseminar modelos de atenção a parto e nascimento que favoreçam qualidade dos serviços, valorizem o parto normal e contribuam para a redução dos riscos recorrentes de cesarianas desnecessárias. Com isso, busca-se melhorar a segurança do paciente e a experiência do cuidado para mães e bebês.

Como funciona?

O princípio PPA está centrado na possibilidade de que mudanças baseadas em evidências científicas no modelo de atenção ao parto, com participação dos diversos interessados (gestantes, profissionais, hospitais e operadora) contribuirão para promoção de boas práticas e redução de cesarianas e intervenções obstétricas desnecessárias.

A partir da implementação de projetos pilotos, espera-se que as instituições participantes adotem boas práticas com vistas à melhoria da qualidade na produção de saúde e segurança do paciente, com base em evidências científicas, na prestação de serviços de saúde no setor suplementar. A comunidade de aprendizagem utiliza como fundamento metodológico a ciência da melhoria, que possibilita aprimorar os resultados da saúde e reduzir os custos ao identificar as melhores práticas que não são amplamente seguidas e a criar uma estrutura elaborada para apoiar a sua implementação.

O conjunto dos objetivos dos participantes constitui o objetivo do projeto. Para viabilizar os objetivos estipulados, o diagrama direcionador é a teoria que orienta as ações do Projeto Parto Adequado.

Três modelos de assistência foram destacados e serão testados e customizados ao longo do projeto:

• Modelo 1: Parto realizado pelo plantonista do hospital;

• Modelo 2: Parto realizado por médico pré-natalista do corpo clínico, com suporte da equipe multidisciplinar de plantão, que irá fazer o acompanhamento inicial da parturiente até a chegada de seu médico;

• Modelo 3: Parto assistido por um dos membros de uma equipe de médicos e enfermeiras, composta por 3 ou mais médicos e enfermeiras obstetras; a parturiente se vinculará à equipe que terá sempre um médico e uma enfermeira obstetra de sobreaviso para realizar a assistência do trabalho de parto e parto;

• Trata-se de um conjunto de mudanças profundas na lógica de organização dos prestadores de serviços de saúde.

As ações programadas para testar e avaliar esses modelos assistenciais são organizadas em diagramas dos direcionadores primários, secundários, terciários etc. que incluem descrição da ação, responsável e prazo para conclusão.

Para mais informações sobre como utilizar a marca do Projeto Parto Adequado: http://www.ans.gov.br/prestadores/projeto-parto-adequado

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias