Tontura: o sintoma da labirintite e hipotensão 

Tontura: o sintoma da labirintite e hipotensão 

Um sintoma muito conhecido pelas pessoas, a tontura pode aparecer ao levantar rápido, fazer um grande esforço e até por não se alimentar direito. Todos esses fatores podem ser um ponto de partida para o sinal que alerta para outras doenças como a labirintite e a hipotensão.

Também conhecido como Labirintopatia, a labirintite é uma inflamação na parte interna do ouvido que pode causar uma sensação de vertigem e desequilíbrio, como explica o médico clínico do Sistema Hapvida, Maurício Cavalcante. "A labirintite é um processo inflamatório do labirinto, uma região do ouvido interno responsável pelo equilíbrio do corpo. Quando o labirinto está inflamado, o paciente tem uma desorientação espacial e sente tontura".

Algumas das causas que podem desencadear uma irritação nessa área estão ligadas ao consumo de cafeína, substância presente no café e em bebidas cafeinadas como coca-cola, chá mate e chocolate. Mas essa irritação labiríntica também pode ocorrer pelo mal trato do sono, variações bruscas nos horários de dormir e acordar e o estresse.

Já hipotensão, popularmente conhecida como pressão baixa possui a tontura como um dos sintomas porque quando a pressão diminui, o paciente passa a perfundir menos o cérebro e essa hipoperfusão cerebral leva a sensação de tontura, esclarece o médico.

A pressão baixa também chega acompanhada de fraqueza, dor de cabeça e sono. Por isso, aqueles que sofrem com esse problema o ideal é sempre ter medidor de pressão e se perceber que os meios recomendados para a restabelecer não estiverem funcionando, buscar ajuda médica. Com a queda repentina e intensa, órgãos vitais podem não receber a quantidade de oxigênio adequada, podendo levar a óbito se não tiver os cuidados corretos de imediato. 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias