5 principais problemas bucais

5 principais problemas bucais

A higiene bucal é fundamental para a prevenção dos principais problemas dentários e bucais. Além do acompanhamento odontológico, a prevenção de doenças e outras complicações depende do cuidado individual com a escovação adequada, uso de fio dental, enxaguantes e uma alimentação com baixa quantidade de açúcar.

Confira os 5 principais problemas bucais e previna-se:

  •          Placa Bacteriana: é o acúmulo de restos de alimentos e bactérias e tem como causa a má escovação dentária e a falta de higiene bucal. Pode-se evitar mantendo uma boa higiene, com escovação correta e uso de fio dental.

 

  •          Cárie: é causada por bactérias presentes na boca e relacionada à má escovação, associada a uma dieta rica em alimentos cariogênicos, como doces, bolos e biscoitos. As bactérias, presentes na placa bacteriana aderida ao dente, provocam a liberação de ácidos que desmineralizam o esmalte dos dentes.

Uma correta higiene , com uma técnica adequada de escovação, uso de fio dental, consumo reduzido do açúcar e visitas regulares ao dentista são maneiras de evitar o surgimento das cáries.

 

  •          Gengivite: é a inflamação da gengiva, tecido que fica ao redor dos dentes. A gengiva fica mais vermelha, inchada e sangrante. Acontece devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes e arredores. Para evitar, é fundamental ter uma escovação correta, sempre após as refeições principais, e usar o fio dental de forma adequada.

 

  •          Periodontite: trata-se de uma inflamação do periodonto, estruturas que dão sustentação aos dentes. É a evolução da gengivite. Com a placa bacteriana acumulada e calcificada, forma-se o tártaro, que fica aderido à raiz do dente. O controle mecânico diário da placa bacteriana, por meio de uma técnica correta de higiene bucal, com escova de dentes, fio dental e escovas especiais quando necessárias, são essenciais para manter a saúde da gengiva e tecidos de suporte.

 

  •          Mau hálito: existem alguns problemas estomacais que podem causar o mau hálito, mas a principal fonte é a bucal. Pode ser consequência de má higiene, geração de pouca saliva ou até de feridas cirúrgicas que ainda estão curando. É extremamente desagradável e, para evitá-lo, é importante ter uma boa escovação dental e da língua, usar o fio dental e manter-se hidratado.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias