Café em excesso pode abalar o sistema nervoso

Café em excesso pode abalar o sistema nervoso

Você sabia que o café é uma das bebidas mais consumidas do mundo? Apesar de ser rico em cafeína, o maior problema do café não é essa substância em si, mas a dose que é ingerida devido o alto poder estimulante e energizante. 

Composto por várias substâncias, algumas fazem bem e outras fazem muito mal. O exagero no consumo de café leva ao vício, eleva o cortisol e sobrecarrega os rins.

Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes, que combatem radicais livres e até atuam na prevenção do câncer. A presença do ácido clorogênico, que protege o fígado, é outro fator positivo da bebida. O principal cuidado que devemos ter é com a dose.

Riscos

A cafeína pura, assim como alguns termogênicos, refrigerante e energéticos, é bastante perigosa. Automaticamente, pessoas que consomem café, especialmente, em grandes quantidades, terão o sistema nervoso abalado, com sintomas de depressão, síndrome do pânico e estresse, por exemplo. 

Dicas

Café, assim como qualquer outro grão, contém antinutrientes, substâncias que existem para impedir que as sementes germinem. Elas têm a característica de impedir a absorção de algumas vitaminas, em especial, as do complexo B, também os minerais, como magnésio, ferro, entre outros. 

Para se proteger disso, basta tomar o café em jejum, caso seja consumido depois de outras refeições, você terá perda nutricional. O ideal é tomar apenas uma xícara pequena de café, logo ao amanhecer. O ideal é não colocar açúcar nem adoçante, como muita gente faz.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias