Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A doença é a sexta mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. 
Ainda de acordo com o Inca, a taxa de incidência do câncer de próstata é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento e é considerado o câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Entre as novas indicações está o aumento da idade para diagnóstico precoce do câncer de próstata: 45 anos para homens com casos da doença na família ou negros e 50 anos para os demais. Antes a recomendação era de, respectivamente, 40 e 45 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, essa mudança é uma tendência mundial. Ela é baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos.

Sintomas:

A maioria dos cânceres de próstata não apresenta sintomas até que atinjam um tamanho considerável, no entanto, é importante ficar atento aos seguintes sintomas:

• Dor ou sensação de ardor ao urinar;

• Problemas de ereção;

• Dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite;

• Sangramento pela uretra pode ser suspeito.

Diagnóstico

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

A mortalidade por câncer de próstata é relativamente baixa, o que reflete, em parte, seu bom prognóstico quando diagnosticado e tratado oportunamente. A sobrevida média mundial estimada em cinco anos é de 58%. Nos países desenvolvidos, essa sobrevida passa para 76% e nos países em desenvolvimento 45%.

Fatores de risco:

• Idade;

• Pessoas de pele negra são mais suscetíveis;

• História familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos;

• Ingestão excessiva de carnes vermelhas, gorduras e leite;

• Consumo excessivo de álcool e fumo.

Prevenção

A prevenção deve começar já nos 40 anos e um das formas de prevenir a doença é através do exame de toque retal e da dosagem do PSA, detectado pelo exame de sangue. Esse segundo exame deve ser feito por todos os homens acima de 50 anos e para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos. Uma dieta podre em gorduras e rica em frutas, legumes, grãos, cereais integrais, leguminosas, também auxilia na prevenção da doença. 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias