Cárie de mamadeira: veja como evitar

Cárie de mamadeira: veja como evitar

A cárie de acometimento precoce, popularmente conhecida como “cárie de mamadeira”, é algo que afeta muito a saúde bucal já nos primeiros anos da criança. Após o período de amamentação, ou muitas vezes paralelo a ele, começam a ser inseridos os alimentos necessários para o desenvolvimento infantil. Mas o que é prejudicial para os dentinhos nesses alimentos é o consumo de açúcar na primeira fase da infância.

A cárie se instala nos primeiros anos de vida da criança, comumente devido ao uso da mamadeira com alimentos açucarados com uma frequência muito alta. A cárie tem uma progressão extremamente rápida e geralmente acomete os incisivos superiores.

Prevenção

Isso costuma acontecer devido a longos períodos de uso da mamadeira com líquidos açucarados, principalmente durante a alimentação noturna, sem a higienização adequada. A prevenção deve começar com a adoção de hábitos de higiene oral desde o nascimento do primeiro dentinho do bebê, e evitar alimentos açucarados e industrializados.

Não existem estudos que comprovem uma predisposição para o desenvolvimento desse tipo de cárie, sendo a ingestão de carboidratos o maior fator de risco. Para o tratamento, o recomendado é mudar a alimentação da criança e fazer a higienização correta da cavidade oral. Após essas orientações, devem ser realizados em consultório, restaurações e adequações do meio, preferencialmente com um odontopediatra.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias