Ceia de Natal: substituindo alimentos tradicionais por uma alimentação mais saudável

Ceia de Natal: substituindo alimentos tradicionais por uma alimentação mais saudável

O Natal é o momento de reunir a família em volta da mesa e agradecer pelo ano que passou, avaliando as perspectivas para 2021. A ceia é tradição, na maioria dos lares, e a escolha dos alimentos saudáveis deve ser a opção mais correta para manter a saúde em dia.

Dentro das metas estabelecidas para o novo ano, fique atento à alimentação saudável, uma vez que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual da população brasileira com mais de 20 anos considerada obesa mais que dobrou entre 2003 e 2019.

Para o nutricionista do Sistema Hapvida, Dr. Alexandre Neves é importante escolher cada item da ceia com cuidado e atenção. “Os pratos tradicionais de uma ceia são bastante variados, mas também mais gordurosos e calóricos, podendo interferir nos níveis de alguns nutrientes do organismo e ocasionar um ganho de peso significativo nesta época do ano”.

Mas isso não significa uma privação total ou parcial em relação à ceia de Natal. É possível desfrutar por completo dessa época do ano, sem descuidar da saúde. “Para isso, as substituições, tanto de ingredientes, quanto de pratos inteiros são uma opção viável”, disse o nutricionista.

O especialista deu algumas dicas de substituições alimentares que não vão interferir tanto no cardápio de Natal. Use tempero caseiro e evite óleo, na sobremesa, menos leite condensado e creme de leite, modere no sal, açúcar e álcool.

Confira mais dicas:

  • PARA A ENTRADA: Salpicão light e saladas com sementes;
  • PRATO PRINCIPAL: Carnes magras;
  • SOBREMESAS DE NATAL: A melhor opção seria tentar fazer escolhas mais saudáveis, como frutas ou fugir de sobremesas industrializadas, mas para aqueles que não conseguem abrir mão dos doces, a principal dica é buscar moderação.

Saiba mais:

Armazene corretamente os alimentos das festas de dezembro!

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias