Os benefícios da alimentação saudável

Os benefícios da alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é fundamental para ter uma vida plena e longe de várias doenças. Por isso, o dia 16 de outubro foi escolhido como o Dia mundial da alimentação saudável. A data foi implementada para fazer um alerta sobre a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de “Segurança Alimentar e Nutricional”.

Por que é importante ter uma alimentação saudável?

A alimentação saudável é importante pois é o principal responsável para o organismo ter um bom desempenho ao longo do dia. O nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com uma alimentação saudável é menos suscetível a desenvolver câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão. Sendo assim, se a alimentação não for variada, não será fornecida adequadamente a quantidade de nutrientes necessários para que você tenha saúde, podendo levar à doenças como obesidade, gengivite , entre outras que veremos no decorrer deste texto.

Alimentação saudável e seus benefícios

Além de fazer bem ao organismo, uma alimentação saudável age em nossa mente, nos deixando com um melhor humor, mais dispostos e concentrados. Confira abaixo os benefícios de ter uma alimentação saudável:

- Previne o surgimento de doenças e reforça o sistema imunológico;
- Ajuda a perder peso e a mantê-lo;
- Aumenta a qualidade do sono;
- Melhora o sistema digestivo, permitindo o bom funcionamento do organismo;
- Fornece mais disposição e energia para as atividades diárias;
- Permite manter uma aparência saudável;
- Acrescenta mais qualidade de vida;
- Possibilita uma vida mais longa com saúde, evitando o envelhecimento precoce.

Como manter uma alimentação saudável no dia a dia?

Beba bastante água, todos os dias. O recomendado é de que seja, pelo menos, 2 litros diariamente, diminua o consumo do sal, ele está diretamente ligado a doenças, como por exemplo a pressão alta. Para dar tempero ao seu prato, use e abuse de temperos naturais, como alho, manjericão, salsinha, tomilho, alecrim, entre outros. Diminua o consumo excessivo de doces e pratique  atividade física.

Quer saber mais sobre Alimentação? Confira nosso vídeo sobre Introdução alimentar


 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.

Notícias