Conheça as doenças infectocontagiosas mais comuns na gestação

Conheça as doenças infectocontagiosas mais comuns na gestação

 
Durante a gravidez as defesas do organismo contra vírus, fungos e bactérias, ficam reduzidas. Essa situação pode predispor à ocorrência de algumas infecções leves. Outro fator importante na gestação são as alterações locais na região da vagina, promovidas pelas alterações hormonais, que podem predispor à ocorrência das vulvovaginites, como tricomoníase, vaginose bacteriana, candidíase e infecção urinária.

Transmissão
A transmissão em geral,pode ser por ingestão de alimentos crus e contato com animais. Na maioria das vezes, a infecção não tem sintomas típicos, é vaga e silenciosa, mantendo, contudo, o potencial infectante para o feto no útero. Em geral, a infecção fetal pode dar-se por dois mecanismos: migração transplacentária durante a parasitemia ou viremia materna, como consequência de infecção aguda durante a gestação e por via transplacentária ou transamniótica, a partir de cistos de toxoplasma existentes no endométrio, no caso da toxoplasmose) de uma infecção latente pré-concepcional.

Prevenção
As formas de prevenir são através da imunização,  a Rubéola, Hepatite B e Varicela antes da gravidez, são por vacinas,  no caso da toxoplasmose, a prevenção se faz da seguinte forma: evitar o contato próximo com animais domésticos, e utilizar luvas, se houver necessidade de manusear o recipiente dos dejetos, ingerir alimentos bem cozidos, em particular carne e ovos e lavar cuidadosamente as frutas e verduras.
 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias