A Páscoa está se aproximando e, com ela, o maior consumo de pescados, mariscos e crustáceos e também do famoso chocolate. Que esses alimentos fazem bem à saúde, isso todo mundo sabe, porém, o que muitos não sabem, ou que ainda ignoram, são os cuidados durante a compra, acondicionamento e preparo deles.
O consumo de frutos do mar pode acabar se tornando uma armadilha, caso não tenha os cuidados necessários. É importante retirar o couro do peixe antes de consumi-lo. A gordura saudável presente nos peixes está concentrada principalmente em sua carne. A fritura do peixe ao óleo também deve ser evitada, dê preferência aos assados, cozidos ou grelhados.
Utilize temperos naturais para preparar o alimento, como cebolinha, cebola, alho, orégano, manjericão, manjerona. Evite o consumo excessivo de sal e de temperos industrializados. No caso de pescados que já venham salgados, é necessário dessalgá-los adequadamente para evitar que o teor de sódio no alimento fique alto.
Atenção
Antes de comprar o peixe fresco, a ANVISA alerta que é importante observar essas características:
– Aparência: ausência de manchas, furos ou cortes na superfície;
– Escamas: bem firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes;
– Pele: úmida, tensa e bem aderida;
– Olhos: devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho;
– Membrana que reveste a guelra (opérculo): rígida, deve oferecer resistência à sua abertura. A face interna deve estar brilhante e os vasos sanguíneos, cheios e fixos;
– Abdômen: aderidos aos ossos fortemente e de elasticidade marcante;
– Odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata;
Chocolate
Outro produto muito consumido durante a Páscoa são os chocolates, que também requerem a atenção do consumidor no momento da compra. É preciso que os ovos de chocolate e bombons estejam armazenados em local fresco e arejado. A embalagem deve estar íntegra, sem furos ou amassada e conter as informações obrigatórias no rótulo, como denominação de venda, data de validade, nome e endereço do fabricante e informação nutricional.