Cuidados com a saúde bucal

Cuidados com a saúde bucal

A boca é um local muito comum de processos infecciosos e inflamatórios. Algumas doenças sistêmicas podem ter como apresentação inicial lesões na cavidade oral como aftas, glossites, candidíase e úlceras. Entre as doenças mais comuns que podem se manifestar pela boca temos a aids, sífilis, diabetes, anemia, doença do refluxo gastroesofágico, doenças autoimunes (ex: Lupus) e o câncer de boca.

Sintomas
É importante observar se as lesões não cicatrizam em 2 semanas, e associar com outros possíveis sinais como a perda de peso, dor, sangramento e surgimento de linfonodos palpáveis, nesse caso devem ser consideradas lesões suspeitas. Existem diferenças nas doenças bucais que podem surgir, por exemplo, as doenças infecciosas, as autoimunes e as tumorais, a diferenciação algumas vezes é feita através da biópsia da lesão.

Tipos
As doenças autoimunes apresentam repercussões sistêmicas com acometimento inflamatório de outros órgãos como por exemplo: artrite, lesões em pele ao se expor a luz solar, doenças cardiovasculares entre outras;

As doenças infecciosas também podem apresentar sintomas sistêmicos como febre, adinamia e acometimento de mais de um órgão;

As lesões tumorais se apresentam inicialmente no local da lesão e podem se disseminar em casos de doença neoplásicas avançadas (câncer).

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias