Dia Mundial do Rim alerta para a prevenção da doença renal crônica

Dia Mundial do Rim alerta para a prevenção da doença renal crônica

O Dia Mundial do Rim é uma campanha realizada, anualmente, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, com a finalidade de conscientizar sobre a Doença Renal Crônica.

O tema deste ano de 2023 é Saúde dos rins e exame de creatinina para todos. Com o objetivo divulgar a informação sobre a doença renal crônica, com foco na prevenção, identificação precoce e tratamento adequado.

A Doença Renal Crônica é caracterizada pela perda progressiva da função renal, considerada um problema de saúde pública e nos últimos anos houve um aumento no número de casos, que podem estar associados ao contexto pandêmico, envelhecimento e as doenças de base que agravam a função renal como diabetes e hipertensão.

A detecção precoce deve ser realizada com o objetivo de prevenir as grandes complicações e iniciar o tratamento oportuno o mais rápido possível. O exame laboratorial de creatinina, atualmente, é o método mais indicado para ajudar na identificação das alterações em seu rim e na classificação da doença.

Os rins têm a função de filtrar o sangue, retirar elementos que são prejudiciais à saúde, bem como, ajudar no controle da hipertensão e no equilíbrio de líquidos do corpo. Quando os rins já não conseguem desempenhar suas funções normais, pode aparecer alguns sintomas, como por exemplo:

· Sangue na urina;

· Urina espumosa;

· Diminuição no volume de urina;

· Inchaço nos pés;

· Cansaço no corpo;

· Perda de apetite, náuseas;

· Dor na região lombar.

A Doença Renal Crônica tem 5 estágios, o tratamento vai depender do estágio e necessita de avaliação de um especialista (Nefrologista) para o direcionamento do cuidado.

Fique alerta ao sentir esses sintomas e procure o atendimento especializado.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias