Dificuldade de diferenciar as cores? Saiba mais sobre daltonismo

Dificuldade de diferenciar as cores? Saiba mais sobre daltonismo

Você já ouviu falar em daltonismo? É um tipo de deficiência visual em que a pessoa não tem a capacidade de reconhecer e diferenciar determinadas cores. Também conhecido como cegueira parcial das cores, essa alteração é na maioria dos casos genética, no entanto pode surgir também como consequência de lesões na estrutura dos olhos.

Tipos

Acromático: é o tipo mais raro de daltonismo, em que a pessoa enxerga a preto, branco e cinza, não vendo outras cores;

Dicromático: a pessoa não possui um receptor de cor e, por isso, não consegue identificar as cores vermelha, verde ou azul;

Tricromático: é o tipo mais comum, onde a pessoa possui uma leve dificuldade em distinguir as cores já que a pessoa tem todos os receptores de cores mas, não funcionam bem.
As cores que geralmente são afetadas são vermelho, verde e azul com suas diferentes tonalidades.

Sintomas e diagnóstico
Este tipo de condição pode ser identificada durante o início da infância, especialmente na escolha de calçados e meias. Caso os pais notem que o filho escolhe calçados de pares diferentes, é um sinal de que pode haver a presença do daltonismo. Há três tipos de exames que podem ser utilizados para diagnosticar o daltonismo. Tais procedimentos não reconhecem apenas o problema como também o nível de implicação na percepção das cores.

Opções de tratamento 

Infelizmente, ainda não existe uma cura para o daltonismo. O tratamento existente possui o objetivo de promover mais qualidade de vida ao paciente e ajudá-lo a ter mais autonomia. Uma boa forma de conviver com o daltonismo é comprar um óculos especial para daltonismo, que adequa as cores para que o daltônico as veja como realmente são.
 

Tremor nos olhos, o que pode ser?

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias