Dor de ouvido: conheça causas e prevenção

Dor de ouvido: conheça causas e prevenção

Quem nunca sentiu dor de ouvido? Ela pode estar associada a alguns problemas de saúde que precisam de atenção e cuidados. A mais comum é a infecção aguda do canal auditivo (ouvido externo), nomeada pelos médicos como otite externa.

Uma das principais causas de otite externa é o uso excessivo e errado de cotonetes ou o habito de coçar o ouvido com materiais rígidos: chaves, palitos, unha.

Causas e sintomas

Há também causas que não necessariamente são provenientes do ouvido em si, como inflamações nos dentes molares ou disfunção da articulação temporomandibula. Por isso, a importância também de cuidar da saúde bucal. Em crianças, a dentição da infância pode causar inflamações com o nascimento dos dentes, mas também são comuns após banhos de imersão em piscinas, mar, lagoas.

Se não for tratado, a dor pode avançar para problemas maiores. A complicação mais comum é o avanço da dor até o ouvido médio que pode causar perfuração do tímpano. Porém, em casos graves, podem evoluir até uma forma de infecção óssea que necessite de internação hospitalar e, por vezes, intervenção cirúrgica.

Tratamento

Para diminuir a dor, o uso de analgésicos convencionais costuma ter um efeito satisfatório, porém a avaliação médica é imprescindível, pois essas medicações apenas tratam os sintomas e não a causa.

No caso de prevenção, a recomendação é não fazer uso de medicações tópicas dentro do canal auditivo, assim como não se deve tentar limpar com uso de cotonetes ou algodão. Todo quadro de dor que dure mais de 24 horas é necessária a avaliação médica imediata.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias