Dormir mal pode afetar a saúde e qualidade de vida

Dormir mal pode afetar a saúde e qualidade de vida

Uma boa noite de sono é fundamental para o bem-estar do corpo e da mente. Segundo especialistas, devemos priorizar dormir de 7 a 9 horas por noite. Enquanto algumas pessoas dormem demais, outras sentem dificuldade em manter o sono equilibrado.

Alterações do sono, passar a noite em claro, mudanças nos hábitos e estresse, são características dos distúrbios do sono. Dormir mal pode afetar a saúde e qualidade de vida, já que todos precisamos tirar um tempo, sem pausas, para descansar.

Alguns exemplos comuns desses distúrbios são insônia, apneia do sono, narcolepsia, sonambulismo ou síndrome das pernas inquietas. A neurologista do Sistema Hapvida, Dra. Cintya Melo explica as definições. Confira:

Insônia

"É um problema muito comum nos dias atuais. Consiste na dificuldade de adormecer ou de manter o sono, despertar precocemente ou sensação de sono não reparador". 

Apneia do sono

"É comum na população, ocorre vários despertares devido a diminuição ou interrupção da respiração no mínimo por 10 segundos".

Narcolepsia

"É um ataque de sono incontrolável, que leva a pessoa a dormir em qualquer hora e qualquer ambiente, sendo necessário que a pessoa realize muito esforço para conseguir não cair no sono. Os ataques podem surgir poucas ou várias vezes ao dia, e o sono costuma durar alguns minutos".

Síndrome das pernas inquietas

"É uma desordem neurológica que causa sensação de desconforto nas pernas, geralmente, associada à necessidade incontrolável de movimentar as pernas, e costuma surgir durante o repouso ou na hora de dormir".

Sonambulismo

"Faz parte da classe de distúrbios que provocam comportamentos inadequados durante o sono, chamadas de parassonias. Nesses casos, há uma alteração do padrão do sono devido à ativação de áreas do cérebro em momentos inapropriados. É mais frequente em crianças, apesar de poder ocorrer em qualquer idade. A pessoa com sonambulismo manifesta atividades motoras complexas, como caminhar ou conversar, dessa forma, podendo em seguida despertar ou voltar a dormir normalmente. Geralmente, há pouca ou nenhuma recordação do ocorrido".

 

O que fazer para ter uma boa noite de sono? Atenção para as dicas.

-  dormir em um ambiente sem barulho e escuro, assim o corpo relaxa com mais facilidade, pois o excesso de luz pode afetar o sono; 

- Mantenha uma rotina com atividades diárias. Anote as demandas que precisa concluir durante o dia;

- Pratique algum exercício físico, por pelo menos cinco dias na semana, de 30 minutos a 1 hora. É essencial a prática dessas atividades. Além de reduzir o estresse, melhora a qualidade do sono;

- Cochilar mais de 30 minutos durante o dia pode afetar a sua noite de sono, então, nada de cochilos longos;

- Evite álcool e cafeína antes de dormir;

- Estabeleça um horário para dormir, assim será mais fácil identificar seus padrões de sono;

- Procure  um  médico especialista no assunto. Ele poderá indicar o tratamento correto.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias