Rachadura nos pés: quais as causas e os tratamentos?

Rachadura nos pés: quais as causas e os tratamentos?

A rachadura nos pés é um problema que incomoda muita gente, até hoje. Segundo especialistas, muitas pessoas podem cuidar dos pés e mantê-los hidratados, para evitar o ressecamento. O problema surge quando a pele está muito seca e com o peso do corpo e das pequenas pressões das atividades do dia-a-dia, como correr ou subir escadas, por exemplo, criam-se as rachaduras. 

Para evitar que surjam as fissuras nos calcanhares é preciso passar creme pelo menos uma vez por dia nos pés.

Saiba mais como evitar outros problemas nos pés.

Quem já tem o pé ressecado e rachado, existe um ritual de cuidados que deixa a pele novamente sedosa e macia, permitindo utilizar sandálias e chinelos.

 

1. Escalda pés hidratante:

O primeiro passo consiste em fazer um escalda pés, para amolecer a pele e abrir os poros. Este processo permite que o creme hidratante seja bem absorvido por todas as camadas de pele.

- Colocar um pouco de água morna dentro de uma bacia até atingir a altura de 8 a 10 cm, ou uma altura que permita mergulhar todo o pé na água;

- Adicionar 1 a 2 colheres de sopa de creme hidratante, dependendo da quantidade de água;

- Misturar bem o creme na água, para dissolver completamente;

- Mergulhar os pés por 5 a 10 minutos, para garantir que a pele fica mole e absorve o creme.
 

2. Secar os pés corretamente:

Secar bem a pele, para evitar o crescimento de fungos, especialmente entre os dedos do pé. Nesta etapa, não deve-se esfregar a toalha na pele para não contribuir para o aumento do ressecamento. Seque com leves movimentos de pressão sobre a pele, para retirar o excesso de água, e depois deixar os pés ao ar livre durante dois minutos, para que sequem completamente.

 

3. Lixar a pele:

Após deixar os pés ao ar livre e secá-los com uma toalha, deve-se utilizar uma lixa de pés, ou uma pedra pomes, para remover o excesso de pele morta. Esta técnica também pode ser feita em outra regiões mais secas do pé, como a lateral do dedão. 

 

4. Usar creme hidratante:

Quando o pé já está completamente seco deve-se passar um pouco de creme hidratante para fechar os poros e acabar a hidratação da pele. Quanto mais espesso for o creme, maior será o grau de hidratação, mas a escolha pode ser feita de acordo com as preferências de cada pessoa.

Depois de passar o creme, deve-se calçar uma meia para garantir que não é retirado pelo calçado e que é completamente absorvido pela pele. Além disso, a meia ajuda que o pé não escorregue, evitando possíveis quedas. Uma boa opção é fazer o ritual antes de dormir, para que se mantenha as meias por algumas horas e sem a pressão do sapato.

 

Principais causas do pé rachado

A principal causa do pé rachado é a falta de hidratação, que deixa a pele menos flexível e mais fácil de quebrar. Quem não bebe a quantidade de água necessária durante o dia também tem uma pele mais seca e, por isso, tem maiores chances de ficar com os pés rapidamente ressecados. No entanto, existem alguns fatores que contribuem para a perda de hidratação, como:

- Andar muito tempo descalço;

- Utilizar frequentemente sandálias e chinelos;

- Estar acima do peso;

- Tomar banho com água muito quente.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias