Saiba os sintomas da estafa e seus tipos

Saiba os sintomas da estafa e seus tipos

O excesso de tarefas diárias pode contribuir para um quadro de saúde mental popularmente conhecido como estafa. Uma doença silenciosa e muitas vezes difícil de identificar, pois pode ser confundida com um simples cansaço, contudo, se não for tratada, pode comprometer diversos aspectos da saúde e, consequentemente, à produtividade e o desenvolvimento.

O que é estafa?
A estafa é um esgotamento que pode ter origem física ou emocional e alterar todo o funcionamento do organismo de um indivíduo, levando-o a se sentir constantemente cansado. Os principais sinais de manifestação da doença costumam ser desânimo, desmotivação para realizar atividades que antes gostava muito, dores pelo corpo e uma vontade de não levantar da cama.

Quais são os sintomas da estafa?
Existem dois tipos de estafa, a central, que está relacionada a aspectos emocionais, e a periférica, que tem ligação direta com o corpo. Se tratando da estafa mental, os principais sintomas incluem: problemas frequentes para dormir, sentimento de tristeza e angústia, redução da libido, irritação, sensibilidade excessiva, desânimo generalizado, inclusive para realizar atividades que antes eram agradáveis e falhas de memória.
Os sintomas estão claramente ligados à mente e à forma com a qual o indivíduo se sente, emocionalmente falando. Já quando se trata da estafa física, os sinais têm uma relação mais forte com o corpo, e envolvem, principalmente, dores, distensão dos músculos e baixa imunidade.

O que é estafa emocional?

A estafa mental é quando a mente fica sobrecarregada por excesso de atividades intelectuais. Diferente do estresse, que é uma sensação momentânea, a estafa mental é mais intensa e constante, e ultrapassa a capacidade mental de resolver os problemas, provocando esgotamento do cérebro.

O que é estafa profissional?
A estafa profissional é caracterizada por um sentimento de fracasso, exaustão emocional, redução da realização pessoal e insensibilidade do indivíduo em relação ao seu trabalho e todos aqueles envolvidos no exercício de sua profissão. Surge de forma crônica, não desaparecendo após um período de descanso ou afastamento. Uma das principais causas deste problema é a baixa realização profissional. Longas jornadas de trabalho, isolamento, sobrecarga, baixos salários, metas inalcançáveis, alto nível de estresse também são outros fatores que propiciam o indivíduo a adquiri-la.

Estafa não é estresse

O grau de irritabilidade no estresse é maior e chega a ter mais sintomas físicos. No estresse, o paciente apresenta um prolongamento e intensidade dos sinais de fadiga e desânimo. Porém, a estafa também prejudica o bem-estar mental do paciente, que precisa de acompanhamento médico e psicoterapia, que é sempre bem-vinda nos dois casos.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias