A esclerose e seus sintomas

A esclerose e seus sintomas

O que é esclerose múltipla?

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune, onde as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. A principal característica da esclerose múltipla é a imprevisibilidade dos surtos.
Em geral, a doença acomete pessoas jovens, entre 20 e 30 anos, e provoca dificuldades motoras e sensitivas. A atriz Claudia Rodrigues, é uma das pessoas que trava uma luta contra os sintomas da esclerose múltipla, desde 2006, quando foi diagnosticada e acabou sendo afastada da TV para iniciar o tratamento

Causas da esclerose

As causas exatas da esclerose múltipla não são conhecidas, mas há dados interessantes que apontam que a genética, o ambiente em que a pessoa vive e até mesmo um vírus podem desempenhar um papel no desenvolvimento da doença. Sabe-se, porém, que a evolução difere de uma pessoa para outra, e que é mais comum nas mulheres e nos indivíduos de pele branca que vivem em zonas temperadas.

Esclerose múltipla, sintomas

Pessoas com esclerose múltipla tendem a apresentar os primeiros sintomas na faixa dos 20 a 40 anos. Alguns podem ir e vir, enquanto outros permanecem. Você pode ter um único sintoma e viver meses ou anos sem qualquer outro. O problema também pode acontecer apenas uma vez, ir embora e nunca mais voltar. Para algumas pessoas, os sintomas tornam-se piores dentro de semanas ou meses. Os principais sintomas são:

- Visão turva;
- Fadiga;
- Formigamentos;
- Perda de força;
- Falta de equilíbrio;
- Espasmos musculares;
- Dores crônicas;
- Depressão;
- Dificuldade cognitivas;
- Problemas sexuais;
- Incontinência urinária. 

Esclerose múltipla, diagnóstico
Existe uma série de doenças inflamatórias e infecciosas que podem ter sintomas semelhantes ao da Esclerose Múltipla, o que dificulta o que diagnóstico. A primeira coisa a ser feita em caso de “suspeita” de Esclerose Múltipla é buscar um neurologista, que é o profissional mais adequado para investigar e tratar pacientes com a doença.
Para o diagnóstico da esclerose múltipla, o médico faz basicamente exames clínicos, mas pode contar com o apoio da ressonância magnética para identificar as lesões causadas pela doença.

Conheça nossa personagem do Histórias do Bem Marcela, que conseguiu vencer a esclerose:

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias