Fones de ouvido podem levar à surdez

Fones de ouvido podem levar à surdez

 

Um alerta feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que mais de um 1 bilhão de jovens em todo o planeta podem desenvolver problemas auditivos diante do mau uso de fones de ouvido. A procura pelo acessório cresceu no mundo inteiro, principalmente entre os mais jovens que utilizam fones para ouvir músicas, podcasts e jogos online.

 

O médico otorrinolaringologista do Sistema Hapvida, Adriano Amorim, explica que fone em si não é o vilão para problemas auditivos. Mas, o mau uso do equipamento pode trazer problemas e até surdez. “Em relação a perda da audição, o vilão é simplesmente a intensidade do som e a exposição prolongada àquela intensidade”, explicou o profissional. 

 

Ele ainda destacou que no Brasil, 30 milhões de pessoas apresentam algum grau de surdez, sendo que 2,5 milhões são totalmente surdos. O médico explicou que os casos de surdez variam em diversos aspectos e muitas pessoas podem simplesmente nascer surdas. 

 

“A surdez pode vir desde o nascimento, o que a gente chama surdez congênita. É comum no caso de algumas doenças durante a gestação, como a rubéola congênita”, disse. 

 

Por outro lado, Adriano Amorim destaca que também há a chamada surdez adquirida. “A principal causa desse tipo de surdez é o envelhecimento das pessoas, ou seja, quando há uma degeneração das células auditivas”, encerrou, lembrando que traumas sonoros e outras doenças também podem ocasionar problemas na audição.

 

Confira dicas para o uso correto do fone de ouvido:

 

- Evite ouvir músicas no volume máximo;

- É essencial limpar os fones de ouvido com frequência para não acumular sujeira; 

- Não use fone em um ouvido só, pois pode prejudicar a audição;

- Guarde o fone da maneira correta, sem enrolá-lo. De preferência, guarde-o em uma embalagem;

- Usar os fones de ouvido, por no máximo, uma hora.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias