Junho Laranja alerta para a saúde do sangue

Junho Laranja alerta para a saúde do sangue

Campanha visa a conscientizar a população em relação à anemia e à leucemia

Junho Laranja é o mês dedicado a alertar a população sobre doenças como a anemia e a leucemia, principais enfermidades que acometem o sistema sanguíneo e que precisam do apoio de doadores. Por conta disso, o mês de junho também é voltado para o incentivo e conscientização à doação de sangue.

A anemia é um sério problema de saúde que atinge adultos e crianças em todo o mundo. Seu diagnóstico pode indicar o surgimento de doenças graves como a leucemia. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 42% das crianças com menos de 5 anos de idade e 40% das mulheres grávidas no mundo são anêmicas. Já a leucemia ocupa a 13ª posição entre os tipos de câncer mais frequentes entre os sexos feminino e masculino. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 11 mil novos casos sejam diagnosticados entre 2023 e 2025.

A leucemia é um tipo de câncer do sangue que afeta os glóbulos brancos, utilizados para proteger o organismo, que acabam sendo produzidos de forma desenfreada e substituindo os glóbulos saudáveis. “É uma das neoplasias hematológicas mais graves que existem. Não há uma forma de prevenção. Temos o fator genético que influencia no surgimento da doença, mas não há ainda uma causa pré-definida. Ter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e a prática de atividades físicas, irá ajudar a fortalecer o sistema imunológico”, explica a hematologista do Hapvida NotreDame Intermédica, Hatsumi Iwamoto.

Segundo a especialista, é preciso estar alerta ao aparecimento de sintomas. “A perda dos glóbulos vermelhos, que é a anemia propriamente dita, é um dos principais sinais da leucemia. Ocorre fadiga, dor de cabeça e falta de ar. Há também sangramentos, manchas ou pontos roxos na pele devido à alteração das plaquetas. Outros sintomas, como aumento dos gânglios linfáticos, febre, perda de peso sem causa aparente e dor nas articulações precisam ser observados. É essencial buscar um especialista para a condução dos exames necessários para identificar uma possível leucemia e iniciar o tratamento correto”, ressalta.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias