Otorrinolaringologista do Hapvida NotreDame Intermédica reforça cuidados para preservar a voz

Otorrinolaringologista do Hapvida NotreDame Intermédica reforça cuidados para preservar a voz

A voz é uma ferramenta essencial da comunicação humana, permite a expressão de pensamentos, sentimentos e ideias. No mês do Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril, o otorrinolaringologista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, André Jorge Oliveira, destaca a importância desse instrumento social e conscientizar sobre os cuidados necessários para manter a saúde vocal e valorizá-la como uma ferramenta. 

" O especialista lembra que, além do relacionamento interpessoal, a voz também é, para muitos, um mecanismo profissional. O especialista dá algumas dicas sobre cuidados essenciais para preservar esse importante instrumento do dia a dia", completa.

Em primeiro lugar, o profissional cita a importância da hidratação. “Nós priorizamos um volume de 35 ml por quilo de peso. Ou seja: uma pessoa de 100kg deveria tomar pelo menos 3,5 litros de água por dia. A boa hidratação deixa a secreção que cobre as cordas vocais mais fluida, o que ajuda na produção vocal e na qualidade da voz”, ensina. 

Outros pontos destacados pelo otorrinolaringologista são o bom uso da voz e o descanso vocal — um momento de quietude para preservá-la — , principalmente após longos períodos de utilização intensa, como em apresentações ou eventos que exijam falar por longos períodos. “Deve-se evitar gritos e voz explosiva, pois podem causar calos vocais ou pólipos, lesões que podem necessitar de intervenção cirúrgica”, afirma. 

Além disso, outro ponto ressaltado por Oliveira é em relação à nicotina e a outras substâncias do cigarro que podem gerar danos às cordas vocais, trazendo a possibilidade de lesões malignas e irreversíveis. Ao perceber qualquer desconforto, alterações na voz, dor ou rouquidão persistente é importante procurar um profissional de saúde para orientações adequadas.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias