O Carnaval já está perto! Seja nos blocos de rua ou na passarela do samba, é preciso estar preparado para aguentar o ritmo. E, nesse período, ninguém sofre mais do que eles, os pés.
Se você é mulher, e adora mostrar que tem muito samba no pé, cuidado! Os sapatos de salto podem ser uma verdadeira armadilha. A sobrecarga acumulada na ponta dos pés aumenta a pressão sobre eles, podendo causar desconfortos nas articulações dos joelhos e na coluna lombar.
Essa sobrecarga pode acarretar em tendinites, principalmente na região do tendão de Aquiles. Os saltos altos não dão sustentabilidade ao pé, deixando o centro de gravidade concentrado na parte anterior, repassando até 90% da pressão da pisada para os dedos, podendo, com o tempo, causar joanetes.
O que evitar e o que calçar?
Os mais indicados para sambar, sem perder o rebolado, são os modelos rasteira ou tênis. O ideal é ser leve e preso aos pés, de modo que proporcionem mais segurança à foliã. Além disso, o calçado deve ter solado aderente, espuma no calcanhar para evitar bolhas, sistema que esconda a costura e acabamentos que possam causar desconfortos.
Evitar sapatos apertados também é uma super dica, que pode salvar seus dias de Carnaval. Isso é um erro muito comum, principalmente entre pessoas que compram calçados para estrear no carnaval. Mesmo que sem salto, os sapatos apertados comprometem a saúde dos pés. O recomendado é usar na folia apenas aqueles que já tenham sido usados anteriormente, evitando assim surpresas desagradáveis e que antecipem o fim da festa.