Quando a melhor escolha é não fumar: conheça os malefícios do tabagismo para a saúde bucal

Quando a melhor escolha é não fumar: conheça os malefícios do tabagismo para a saúde bucal

Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta população sobre os riscos do cigarro, que pode provocar doenças graves em vários órgãos do corpo, inclusive na boca

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta terça-feira (29), tem como objetivo alertar a população sobre os riscos do cigarro para o organismo. Dados do Ministério da Saúde apontam que o percentual total de adultos fumantes no Brasil é de 12,6%, o que representa mais de 26 milhões de pessoas. 

Doenças cardiovasculares, infecções respiratórias, úlceras, impotência sexual, hipertensão e diabetes são alguns dos principais e mais conhecidos malefícios do tabaco para a saúde. Mas o seu consumo também pode afetar a saúde bucal, conforme destaca Cristiano Domingos, dentista da Hapvida Interodonto

“As substâncias nocivas do cigarro, como a amônia e a nicotina, são extremamente nocivas à saúde e afetam diretamente a mucosa da boca, que fazem a absorção delas. Além disso, a fumaça produzida dificulta a cicatrização e diminui a eficiência do nosso sistema imunológico, tornando o fumante mais propenso ao desenvolvimento de doenças virais, bacterianas e fúngicas”, destaca o profissional. 

Câncer de boca e doença periodontal

Cristiano Domingos lista as principais doenças bucais que podem ser causadas pelo tabaco e afirma que a gravidade das patologias pode ser determinada pelo tempo e número de cigarros consumidos por dia. “O câncer bucal é comum e afeta o corpo de um modo geral, podendo se estender para o pulmão e outros órgãos importantes. Lesões na cavidade oral ou nos lábios que demoram para cicatrizar, e manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua devem acender o sinal de alerta”, diz. 

A doença periodontal, por sua vez, caracterizada por ser uma infecção que afeta a gengiva e outras estruturas que compõem a boca, também pode ser causada pelo fumo e, além de provocar sangramentos, também pode levar à perda dos tecidos de sustentação dos dentes. 

“O diagnóstico precoce é muito importante, pois, sem o devido controle, a patologia leva a perda óssea gradativa e os dentes ficam moles, caem ou então precisam ser extraídos”, explica o dentista. Outros malefícios do cigarro para a saúde da boca incluem mau hálito, alterações no paladar e olfato, e amarelamento ou escurecimento dentário, que também afeta a estética do sorriso. 

Frequência de consultas com o dentista

Além de parar de fumar, que é o principal cuidado com a saúde bucal, o odontólogo Cristiano Domingos também recomenda visitar regularmente o dentista. Para pessoas não fumantes é indicado que as consultas ocorram, pelo menos, a cada 6 meses. Para quem fuma, o intervalo de tempo tende a ser menor pelos diversos fatores de risco aos quais o paciente está exposto. 

“O ideal é que você não experimente o cigarro devido aos diversos prejuízos que ele provoca para a saúde. Mas, se você já fuma, procure abandonar o tabaco e mantenha um acompanhamento rigoroso com um profissional da sua confiança para receber um cuidado ainda mais intenso com a sua saúde”, finaliza.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias