Quarentena: como manter uma alimentação saudável?

Quarentena: como manter uma alimentação saudável?

Por conta do coronavírus, nossa rotina mudou totalmente. Muitas pessoas que antes saíam para o trabalho e faziam suas alimentações na rua, agora precisam fazer suas refeições dentro de casa. Para enfrentar essa fase, o nutricionista do Hapvida Saúde, Alexandre Neves, explica que a receita é simples. 

''O fundamental é ter uma alimentação balanceada com verduras, uma variedade de frutas para que você possa ter vários tipos de nutrientes diferenciados e assim contribuir para a imunidade, afinal, o coronavírus, como outros tipos de vírus, tem um impacto nocivo em organismos com baixa imunidade. Não se alimentar direito contribui para reduzir a imunidade, deixando o corpo mais suscetível às contaminações'', afirma.

O especialista nutricional ressalta que é necessário evitar, neste período de isolamento social, o excesso de bebidas alcoólicas e a ingestão de gordura. "As pessoas confinadas em casa estão procurando um prazer imediato em alimentos ricos de açúcares e gordura, principalmente as crianças consumindo doces e biscoitos como uma espécie de alternativa 'curinga' nesse período. Esses alimentos não contribuem nesse momento em que a gente precisa do corpo apto com o sistema imune bem'', explica Alexandre Neves. 

Por outro lado, existem relato de pessoas que estão consumindo melhor em casa por ter mais tempo de preparar as alimentações. Para quem está acostumado a comer fora, esse é um bom momento para readequar o paladar e ter uma alimentação mais saudável. 

Nesse momento de pandemia, os médicos e especialistas recomendam muito as vitaminas C e D, além do Zinco. Neves recomenda que ''a vitamina C pode ser encontrada nas frutas: caju, laranja e acerola, por exemplo, ajudam na manutenção do sistema imunológico. O Zinco pode encontrado em grãos, por exemplo, na castanha e a Vitamina D em absorção pelos alimentos é pequena, porque o ideal, e a melhor fonte, é tomar um sol, para ajudar nessa reposição, um sol de 15 minutos, tudo isso aliado a atividade física '', finaliza.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias