Saiba como ajudar os filhos na fase das descobertas da sexualidade e identidade

Saiba como ajudar os filhos na fase das descobertas da sexualidade e identidade

A curiosidade é algo comum em qualquer criança. Logo cedo, perguntas e atitudes embaraçosas, deixam os pais constrangidos por não saberem como lidar com isso. É algo natural e faz parte do desenvolvimento saudável da criança. Essa descoberta passa por várias fases até chegar na identificação. É possível que algumas crianças apresentem já desde mais cedo algumas preferências ligadas ao gênero e sexo opostos.

Descoberta
Desde a descoberta da estrutura corporal, ainda criança, a pessoa já entra em contato com a sua sexualidade, percebendo as diferenças entre o corpo masculino e feminino, o que, naturalmente, já gera alguns questionamentos. O apoio familiar, principalmente dos pais e parentes mais próximos, tem um peso importante na auto-aceitação e na descoberta da sexualidade e identidade de gênero da pessoa. O ideal é falar a verdade dentro do que a criança conseguirá compreender de acordo com cada idade. Os pais podem ajudar, primeiramente, não vendo essas questões como algo malicioso. As crianças são curiosas. Ao perceber que elas estão querendo descobrir algo, o ideal é perguntar o que ela quer saber e responder a todas as perguntas. Não deixar sem resposta, obedecendo o que cada uma poderá compreender.

Aceitação
A aceitação dos pais à identidade do filho ou da filha, torna todo o processo de descoberta muito mais fácil para o jovem e para toda a família, pois é mais fácil dar orientações, conversar, falar de medos de forma mais aberta. Para o adolescente, esta aceitação se torna praticamente definitiva para a sua felicidade e como ele vai se relacionar com o mundo a sua volta. A melhor forma de ajudar é deixar claro que a pessoa será aceita, independentemente de sua sexualidade ou identidade de gênero. Isto poderá fazer com que o jovem se sinta mais à vontade para conversar com os pais sobre suas dúvidas e seus medos.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias