Saiba como lidar com o luto

Saiba como lidar com o luto

Todos os dias, as pessoas se deparam com a difícil e inimaginável tarefa de ter que lidar com a perda de algum parente ou amigo que sofreu situação de violência. Após passar por essas situações, todos precisam de um tempo para se restabelecer, mas é importante perceber quando a recuperação não está saudável. 

Muitas vezes, é possível suportar a situação de maneira solitária, mas em muitos casos, o sentimento de dor e revolta pode acompanhar a pessoa por muitos anos, gerando traumas psicológicos que afetam a saúde física e mental, e precisam de tratamento. 

O mesmo pode ocorrer não só com parentes, mas também, com as próprias vítimas de violência, pois a perda de um ente querido ou a vivência de uma situação violenta é um momento difícil de ser superado e demanda tempo pra sua ressignificação. Esse tempo pode variar de três dias a um ano, dependendo do trauma. 

No caso específico de luto, é normal que algumas pessoas levem entre seis meses a um ano para se reestruturar. Essas situações desencadeiam o estado de estresse pós-traumático, que em muitos casos pode desenvolver quadros de depressão, ansiedade, crises de medo e de pânico.

Sintomas

No entanto, é preciso lidar com os sentimentos da maneira mais saudável possível. Caso haja quebra total de rotina, isolamento social, desistência da motivação de viver ou outros sintomas que atrapalhem o desenvolvimento da vida social e profissional, é necessário buscar ajuda para conversar e resolver a questão.

Recuperação

O processo de recuperação após um trauma ou de luto é lento e requer amor, paciência e diálogo. Os vínculos sólidos de amigos e familiares podem ajudar compreendendo e acolhendo a pessoa no seu ritmo. Caso isso não seja efetivo, visitar um psicólogo é fundamental para trabalhar a situação.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias