Setembro Amarelo chega com foco na valorização da vida

Setembro Amarelo chega com foco na valorização da vida

Psicólogo dá dicas de atividades para evitar a ansiedade e depressão

 

O mês de setembro chega com alerta amarelo: é o período de conscientização sobre a valorização da vida diante do crescente número de casos de depressão e ansiedade que crescem em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, já são mais de 350 milhões de pessoas, de todas as idades, que sofrem com o transtorno de ansiedade, e o Brasil assume a liderança do ranking. O país contabiliza 18,6 milhões de pacientes diagnosticados com a doença, enquanto que os casos de depressão saltaram de 9,6% da população brasileira, antes da pandemia de Covid-19, para 13,5%, em 2022, de acordo com a pesquisa feita pela Universidade Federal de Pelotas e a Vital Strategies.

Segundo o psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica, Benevides Silva, o aumento da parcela da população com o diagnóstico de depressão faz com que a campanha Setembro Amarelo, voltado para a valorização da vida, ganhe cada vez mais destaque. Para o especialista, as pessoas precisam saber, primeiramente, a diferença entre depressão e tristeza para que busquem ajuda o quanto antes. 

O especialista explica que a depressão é um transtorno caracterizado pela tristeza persistente ou pela falta de interesse ou prazer em atividades que antes eram gratificantes e agradáveis. É caracterizada pelo mau humor, sentimento de vazio, desesperança e desânimo. Já a tristeza é um sentimento que pode ocorrer por diversos motivos e diversos momentos da vida. E é autolimitado. Por outro lado, quando prolongado, pode ser um dos sintomas do quadro depressivo. “Daí a importância de ficar atento. Com isso, a ajuda do psicólogo ou do psiquiatra é necessária”, destaca. 

Definido o que o indivíduo tem, é necessário buscar ajuda especializada. “Alguns pacientes podem requerer tratamento multidisciplinar com psicofármacos para amenizar os sintomas depressivos e a psicoterapia que vai ajudar a trabalhar o bem-estar psicológico do indivíduo. Porém, outras atividades podem contribuir para o tratamento, como atividades que a pessoa pode fazer em casa, na companhia de amigos ou familiares, ou no seu tempo de lazer”, sugere o especialista. 

Benevides Silva explica que existem algumas ações que são excelentes para amenizar o quadro depressivo. As atividades físicas, por exemplo, são ótimos remédios naturais para depressão ou outros transtornos mentais. “Ao movimentar o corpo, por pelo menos 20 minutos por dia, a pessoa estimula a produção e a liberação dos hormônios da felicidade, que são a endorfina, a dopamina e a serotonina, muito importantes no combate à depressão. Sair de casa com amigos, meditar, realizar um trabalho voluntário, ter um hobby, exercitar a gratidão, encontrar grupos de apoio, fazer cursos e até aproximar-se da natureza são fundamentais para combater a depressão”, pontua o psicólogo. 

Por fim, Benevides Silva reforça a importância de procurar, sempre, a ajuda de um especialista. “Vale a pena reforçar a importância da psicoterapia, por meio da qual o psicólogo vai te ajudar a compreender o seu papel no tratamento, incentivando a combater os sintomas, curar ressentimentos antigos e combater o sedentarismo”.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias