Todos os bebês merecem uma boa higiene bucal

Todos os bebês merecem uma boa higiene bucal

A saúde dos bebês começa ainda na gestação da mãe. Alimentação, estilo de vida e equilíbrio emocional são fatores que precisam ser levados a sério para que os filhos nasçam saudáveis. É importante que as mamães visitem o dentista, pelo menos, no segundo trimestre da gravidez para saber como anda a saúde. Os bebês já podem ser avaliados por profissionais quando completarem um ano de idade ou quando o primeiro dente nascer.

Os dentes de leite dos bebês são temporários, mas eles podem adquirir cáries ou irritabilidade, caso não sejam cuidados. Mas antes de falar sobre saúde bucal dos pequenos, é preciso alertar às mães sobre a higienização dos próprios dentes. De acordo com site da Associação Dentária Americana (ADA), as bactérias podem ser transferidas para os bebês, caso não haja limpeza da boca (incluindo dentes, gengivas, língua, laterais internas).

As gengivas dos bebês devem ser higienizadas com um pano limpo e úmido e a escovação deve ser iniciada utilizando uma escova de cerdas macias com água, pelo menos duas ou três vezes ao dia.

Dentinhos

Os primeiros dentes podem nascer ainda nos primeiros meses de vida, outros demoram mais. A idade certa para que os dentes nasçam não existe. Em muitos casos, surgem entre 6 e 14 meses de vida. Em casos raros, o primeiro dente pode aparecer no primeiro mês de vida, que é o chamado dente neonatal, neste caso, um odontopediatra precisa avaliar este crescimento e se há algum tipo de alteração.

Ser exemplo

Papais, mamães e responsáveis devem ser exemplos de boa higiene bucal. Enquanto os filhos crescem, é necessário que os pais estejam sempre escovando na sua frente, orientar que a escovação deve ser diária para evitar problemas futuros. Livros infantis que tratem sobre o tema podem ser aliados nessa educação.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias