Higiene bucal previne cárie de mamadeira em bebês

Higiene bucal previne cárie de mamadeira em bebês

Os dentinhos dos bebês são lindos e bastante esperados, mas precisam de um cuidado especial. Os pais devem ser conscientizados desde cedo sobre a importância da atenção odontológica precoce. A cárie de mamadeira é o tipo de cárie mais comum, atingindo o bebê precocemente. Ela é causada por deficiência na higienização dos dentes e, principalmente, amamentação noturna sem a posterior limpeza dos dentes.

Dentes de leite

Eles começam a nascer, em média, no 7º mês de vida, podendo ser um pouco antes ou depois. Normalmente, os primeiros dentinhos a nascer são os incisivos centrais inferiores, seguindo-se dos incisivos centrais superiores.

Muitos sintomas aparecem devido ao nascimento dos dentes. Os sinais e sintomas gerais e locais mais comumente relatados são irritabilidade, aumento de salivação, diarreia, febre baixa, perda de apetite, inflamação gengival.

Assistência

Pais e responsáveis devem entender que é um momento transitório. É importante o uso de mordedores e massageadores gengivais e, em casos mais severos, o uso de analgésicos para aliviar a dor e febre. Ressaltando a importância da visita ao odontopediatra neste momento para mais esclarecimentos.

Lembrando que a atenção odontológica ideal deve ser ainda no período da gravidez, visto que a formação dos dentes começa por volta da sexta semana de vida intrauterina.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias