Você sabia que o bom funcionamento do organismo depende também de uma mastigação correta?

Você sabia que o bom funcionamento do organismo depende também de uma mastigação correta?

A mastigação correta é um dos principais fatores fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois os dentes desempenham o importante papel de triturar os alimentos e esse é o primeiro passo para uma boa digestão. Se essa primeira etapa é feita de forma inadequada, vários problemas de saúde podem surgir.

A partir do momento em que começam a aparecer os primeiros dentinhos, já é interessante levar a criança ao dentista para receber as primeiras orientações, passar os cuidados necessários e, assim, evitar possíveis doenças bucais.

Mastigação

Quando os dentes estão na posição correta, a mastigação é feita de maneira adequada. Porém, quando há má oclusão, ou seja, quando ocorre um mau posicionamento dentário, isso acarretará em uma mastigação errada.

Esse problema deve ser identificado e corrigido por um especialista, que avaliará, por exemplo, a necessidade da utilização de aparelho ortodôntico. Uma criança que chupa dedo ou bico durante muito anos, pode sofrer alterações na estrutura bucal durante o crescimento, ocasionando mordida aberta, inclinação dentária.

Alerta

A alerta também serve para uma situação muito arriscada: a compra e colocação de aparelho para os dentes com pessoas que não sejam profissionais da saúde bucal. Isso é um risco enorme, pois a utilização indiscriminada do aparelho gera forças excessivas na arcada dentária. Quando se utiliza sem um estudo prévio, sem uma documentação ortodôntica, a pessoa não tem como prever a movimentação que será feita podendo inclusive ter uma perda dentária.

Após a instalação do aparelho por um profissional especializado, é fundamental que o paciente faça a manutenção conforme orientado ou, do contrário, poderá sofrer consequências graves em longo prazo. O paciente que não faz a manutenção não está gerando uma movimentação adequada e a força exercida pelo aparelho pode estar ocorrendo sem controle, portanto é muito importante uma supervisão.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias