Adoção um ato de amor sem preconceitos

Adoção um ato de amor sem preconceitos

Gerar significa criar, conceber, produzir, formar, desenvolver, nascer. Palavras que se aplicam perfeitamente a fecundação e a gestação de um novo ser. Mas para adotar também é preciso gerar dentro de si a mesma vontade. Adotar é um ato de coragem e muito amor, sem preconceito e com total responsabilidade por aquele novo ser que entra na família e passa a fazer parte dela para sempre.

A adoção de uma criança no Brasil é sempre um processo demorado, mas quando finalmente o sonho se concretiza é um alívio e uma felicidade sem tamanho. E com a chegada do novo membro à família, muitos pais são tomados pela euforia, mas também pelas dúvidas relacionadas ao vínculo, educação e valores. Isso é perfeitamente normal.

Adaptação
O ideal é que no período de adaptação os pais e a criança passem por um acompanhamento. O processo de adaptação deve ser o mais natural possível. Embora a maioria das pessoas tenha preferência por bebês, adotar uma criança mais velha não significa que os laços afetivos sejam mais difíceis de serem construídos.

Cada criança tem seu próprio ritmo, seu próprio tempo e traz consigo uma certa bagagem emocional da vida que teve antes de chegar ao abrigo ou durante sua passagem por ele.A adoção é uma escolha, não é imposição. Então, o amor deve sempre falar mais alto. A adaptação não será complicada caso esse processo seja natural.

Vai adotar?

- Visite as instituições, conheça o contexto que envolve o processo de adoção;

- Decida esse processo junto com seu parceiro(a);

- Reflita se o ambiente está favorável para esse novo ser;

- Veja quais são suas prioridades neste contexto;

- Converse com pessoas que já passaram por essa experiência;

- Adoção não envolve preconceito, só amor;

- Ame seu filho, ame muito sem pensar que ele foi adotado;

- Quando decidir contar a ele sobre a adoção peça a orientação de um psicólogo;

- Mesmo havendo dificuldades, não desista do sonho de ser mãe;

- Envolver a família nesse processo ajuda muito;

- Quem ama educa, sendo adotado ou não, fazer todas as vontades da criança como se quisesse compensar algo não funciona.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias