Conheça alimentos que podem interferir no leite materno

Conheça alimentos que podem interferir no leite materno

Logo que a mãe começa o período de amamentação, é comum pessoas dizerem que alguns tipos de alimentos podem trazer benefícios ou malefícios para os bebês. São muitas as dúvidas que cercam as mães neste período. Afinal, o que pode ou não comer nos primeiros meses de aleitamento materno

Durante o período gestacional, a criança já entra em contato com a alimentação da mãe e, por isso, é preciso que ela tenha hábitos mais saudáveis. Como uma alimentação equilibrada não se inicia da noite para o dia, é importante que as mães recebam orientações de nutricionistas sobre alimentação nesse período.

A memória alimentar adquirida na barriga da mãe é levada pela criança por toda a vida. Por essa razão, a alimentação materna é importante. A depender do que a mãe come e da relação dela com os alimentos, a criança poderá ter ou não hábitos alimentares saudáveis, tendência à obesidade ou até mesmo adquirir algum tipo de doença crônica. Por meio do leite materno, o bebê entra em contato desde cedo com sabores dos alimentos ingeridos por sua mãe, o que influencia positivamente nas reações da criança quando ela começar a recebê-los de fato, a partir dos seis meses.

Alguns alimentos e bebidas podem provocar desconforto aos bebês. Caso sejam consumidos em excesso, podem causar gases e/ou as incômodas cólicas como: café, chocolates, leite, alguns vegetais crucíferos (couve, brócolis, repolho). É possível se basear no seguinte princípio: o que faz mal para a mãe, consequentemente, também fará mal ao bebê. Por isso, cuidar de si mesma também é cuidar do filho, já que nos primeiros meses de vida eles dependem exclusivamente do leite materno.

Amamentar

Quanto mais vezes ao dia o bebê mamar melhor será para a produção. Por esse motivo, a mãe não deve evitar amamentar várias vezes por medo de faltar leite. Porém existem fatores que contribuem para aumentar essa produção. Beber bastante água, cuidar do equilíbrio emocional, manter uma alimentação saudável, tudo isso contribui para que a mulher tenha um produção de leite materno ideal às necessidades do bebê. É essencial que a mãe tenha uma alimentação saudável, variada, equilibrada e que se alimente em intervalos certos e de, no máximo, três horas. 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias