Dependência emocional afeta saúde psicológica das pessoas

Dependência emocional afeta saúde psicológica das pessoas

O apego excessivo pode indicar possessividade. Ciúmes, carência, falta de confiança, manipulação e oscilação de humor são exemplos de dependência emocional. Quem sofre com este tipo de problema exige a necessidade do outro para viver, não consegue realizar tarefas sozinho, não se sente feliz sem a pessoa amada e, geralmente, sempre arranja um culpado para suas frustrações. 

A dependência emocional não ocorre somente entre casais. Pode acontecer na família, pai ou mãe que deposita todas as expectativas no filho, exigem afeto total e o impede de ser independente, com o objetivo de tê-lo sempre por perto. 

No campo da amizade, é cada vez mais comum ouvir relatos de pessoas que não aceitam ter que dividir atenção com outros amigos. É como se qualquer atividade em que o dependente não faça parte, se torne um motivo para briga. O primeiro passo para reconhecer a dependência emocional é aceitar que é um problema a superar. Dificilmente quem está na situação consegue buscar ajuda de um profissional. 

Veja algumas dicas para ser menos dependente:

- Procure realizar atividades sozinho

Faça uma lista de tarefas para fazer ao longo dia, de preferência, sem precisar do parceiro. Desde o trabalho até a academia. 

- Aproveite a companhia dos amigos

É importante conviver com outras pessoas, trocar experiências e entender que todos precisamos ter um momento de descontração que não seja apenas com o parceiro.

- Entender que sua vida é individual

Não é saudável viver em função de outra pessoa. Todos temos diferenças e precisamos de momentos para nós mesmos. Você não pode e nem deve controlar tudo que a outra pessoa faz.

- Reconheça seu valor

Se ame em primeiro lugar. Acredite em si. Na sua força, coragem, beleza e determinação. Todos somos capazes.

- Ter autocontrole é fundamental

Quando sentir insegurança, procure conversar e resolver a situação da melhor forma possível. O diálogo é a melhor solução. Deixe de lado a chantagem  e procure o bem-estar emocional.

- Aceite o seu problema

Existe solução para controlar o ciúmes obsessivo, uma das formas, além de trabalhar a confiança, é buscar ajuda de um profissional capacitado que possa entender e tratar a situação.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias