Gravidez psicológica: como tratar e quais os sinais

Gravidez psicológica: como tratar e quais os sinais

O desejo de uma mulher que quer ser mãe com muita intensidade pode ir além do querer,  manifestando sintomas no corpo, é o que chamamos de gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese, uma condição que poucas pessoas acreditam na sua existência porque se passa na cabeça da mulher. No entanto, a gravidez psicológica é muito real e não costuma ser controlável.

A gravidez psicológica é uma doença emocional em que todos os sintomas de uma gestação se manifestam, sendo causados por estímulos psicológicos que influenciam o hipotálamo e a hipófise, aumentando a produção dos hormônios de uma gestação verdadeira.

Causas da gravidez psicológica
Muitas pessoas acham que a gravidez psicológica só acontece com mulheres que sonham em ter filhos. Porém, diversas outras situações que estão relacionadas à gestação podem desencadear uma gravidez psicológica, como: o medo excessivo de engravidar; a baixa autoestima e necessidade de atenção; relações sexuais sem preservativo e atraso no anticoncepcional; e o atraso na menstruação.

Quais são os sintomas de uma gravidez psicológica?
A gravidez psicológica se caracteriza pelo aumento do volume do abdômen, ausência regular da menstruação, enjôo, dor nos seios, e  alteração no nível dos hormônios da mulher. Há mulheres que passam semanas e até meses sentindo os sintomas de uma gravidez psicológica. 

Diagnóstico da gravidez psicológica
A gravidez psicológica só pode ser diagnosticada por meio de exame, de ultrassom e de exames como teste de farmácia e o exame de sangue Beta HCG. O resultado negativo dos exames e a ausência de feto no ultrassom, em conjunto com a presença de sintomas típicos da gestação, confirmam a gravidez psicológica. Os sintomas da gravidez psicológica são tão reais que, mesmo com os resultados negativos dos testes, algumas mulheres não ficam convencidas de que a gestação não é real. Nesses casos, é preciso de acompanhamento psicológico para tratar o problema.

Como tratar a gravidez psicológica?
É preciso ter muita delicadeza e cuidado ao lidar com uma mulher que apresenta gravidez psicológica. Com ajuda de um psicólogo, é importante que a mulher descubra as reais causas da gravidez. Em alguns casos, é preciso intervir com medicamentos hormonais para regularizar a menstruação e encerrar a produção de leite. A ajuda da família é fundamental neste processo, e é necessário ter paciência e jamais acusar a pessoa de está mentindo.

Conheça o nosso programa nascer bem!

Quer engravidar ou conhece alguém que esteja tentando? Confira as dicas no nosso canal

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias