Mais fibras, água e menos industrializados: nutricionista dá dicas para regular intestino

Mais fibras, água e menos industrializados: nutricionista dá dicas para regular intestino

Um intestino regulado é o sonho de muita gente, mas nem todo mundo sabe como cuidar da alimentação para conseguir mais saúde no funcionamento do seu organismo. Comer fibras, evitar industrializados e consumir mais água faz toda a diferença no dia a dia e reflete diretamente nas idas ao banheiro.

A orientação é da nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Danielle Cardoso. Ela ressalta que é importante optar por alimentos com fibras, pois estas são fundamentais para o funcionamento adequado do intestino e a formação do bolo fecal, atuando como prebiótico e servindo de alimento para bactérias relevantes no intestino, que, de forma secundária, têm ainda relação positiva com a resposta imunológica do corpo.

Entre as opções que devem fazer parte das refeições estão cereais integrais, tubérculos como batata doce e macaxeira e frutas – especialmente as com casca e bagaço, que irão contribuir para o consumo de fibras.

Já os industrializados devem ser evitados. De acordo com a especialista, eles possuem um percentual muito baixo de fibra, o que não ajuda na regulação e pode até mesmo piorar o cenário e causar outros transtornos. “Alimentos embutidos, como salsicha, mortadela e presunto, possuem aditivos químicos que aumentam as chances de doenças cancerígenas, o que realmente não vale a pena incluir em uma alimentação diária”, alerta Danielle.

A ingestão de água precisa ser prioridade de quem tem problemas intestinais. Isso porque a água ajuda na hidratação das fibras, deixando o bolo fecal macio e contribuindo para uma ida ao banheiro sem problemas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, para saber a quantidade ideal de ingestão do líquido, deve-se calcular 35 ml para cada quilo. “Ela ajuda nos movimentos peristálticos mais presentes e no funcionamento adequado do organismo, evitando sintomas desagradáveis como a distensão abdominal”, pontuou a nutricionista.

Saudável, mas não indicado

Nem tudo que é saudável deve fazer parte da alimentação diária de quem quer regular o intestino. A especialista explica que, mesmo saudáveis, alguns alimentos são pobres em quantidades de fibras e podem até mesmo ser considerados constipantes. É o caso da tapioca, do cuscuz de milho, das massas brancas, farinha de mandioca e maçã com casca.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias