Saiba o que o consumo exagerado de vinho pode causar na Páscoa

Saiba o que o consumo exagerado de vinho pode causar na Páscoa

Durante a celebração da Páscoa, é comum as pessoas aproveitarem o feriadão para exceder no consumo de bebidas alcoólicas, principalmente o vinho, mas o consumo exagerado dessa bebida pode causar incômodos, como a famosa ressaca, ou até mesmo, problemas de saúde em curto, médio e longo prazos, como, a dependência e enfermidades em órgãos do corpo nos casos mais graves.

Para quem não abandona a comemoração com consumo  do vinho nesta época do ano, é bom ficar atento para alguns sintomas comuns que podem surgir após a ingestão do vinho. Como: dor de cabeça, sudorese, vertigem, enjôo e diarréia, e o conjunto desses sinais chama-se ressaca.

O consumo exagerado de vinho pode gerar, a curto prazo, tontura, sonolência, fadiga muscular, dormência nos pontos extremos do corpo (dedos das mãos e dos pés). O vinho também atinge rapidamente a corrente sanguínea e o sistema nervoso central. Por isso, o indivíduo tende a ficar descontrolado e perde a percepção do ambiente em que está inserido.  

A ingestão de vinho e outras bebidas alcoólicas, a médio e longo prazos, pode acometer o sistema nervoso, aumentando a probabilidade da dependência alcoólica. Problemas no sistema digestivo, fígado, estômago e rins, além de diversos tipos de câncer, podem ser motivados devido o consumo constante de álcool.

 Alguns cuidados podem ser essenciais para que você tomar o seu vinho durante a Páscoa, sem passar pela famosa ressaca.

Cuidados
É importante ingerir bastante água enquanto está tomando o vinho ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica, já que grande parte das bebidas alcoólicas são diuréticas. Sem água, o organismo não funciona direito e o cérebro sente a obrigação de se esforçar muito mais para executar comandos simples, como caminhar, por exemplo.

Os alimentos ricos em potássio, como, banana, abacate, kiwi e mamão, contribuem para a recuperação da ressaca, pois seus nutrientes são fundamentais para o sistema nervoso e muscular. Vale ressaltar que ter uma boa alimentação se torna essencial para a melhora dos sintomas da ressaca.
 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias