Sinusite e rinite: você sabe a diferença?

Sinusite e rinite: você sabe a diferença?

Coceira incômoda no nariz, dores espalhadas pela cabeça, secreção, tosse,espirros. Estes são alguns sintomas muito comuns e característicos de problemas respiratórios. Na maioria das vezes surgem sem aviso prévio e em especial nos meses mais chuvosos.

Mas, estes sintomas podem variar e, é muito comum ficarmos na dúvida do que realmente temos, principalmente quando se trata de rinite e sinusite. Por afetarem as mesmas regiões do corpo e por estarem relacionadas, já que uma pode ser causa e consequência da outra, é muito fácil confundir as duas.

Rinite x sinusiteExistem semelhanças entre a rinite e a sinusite, porém, são doenças diferentes que exigem cuidados bem específicos. A rinite é formada por inflamação da mucosa do nariz, que pode ser infecciosa ou causada por agentes alergênicos. Os sintomas são, geralmente, nariz entupido, coriza, coceira no nariz e espirros.
Já a sinusite é provocada pela inflamação da mucosa dos seios da face. Essas cavidades, podem ficar entupidas prejudicando o fluxo normal do muco. O acúmulo do muco favorece a proliferação de bactérias causando a sinusite. O quadro agudo da sinusite manifesta sintomas mais incisivos como dores fortes na face, tosse, febre e muita secreção no nariz.

Você sabe a diferença entre asma e rinite?

Diagnóstico
O primeiro passo para identificar a causa dos sintomas é conversar com o seu médico. Para um diagnóstico assertivo é necessário avaliar as vias aéreas, fazer exames de radiografia e tomografia.

Tratamento
Higiene ambiental e medicamentos são os dois alicerces para o tratamento da sinusite e rinite. No primeiro caso, é preciso descobrir o alérgeno e combater. Pode ser ácaro, pelo de animais, cheiros fortes. Evite ambientes poucos ventilados, cortinas e pelúcias.
Já os medicamentos, geralmente antialérgicos, funcionam contra os sintomas quando há crise. Em alguns casos, usa-se anti-inflamatório para desinflamar a mucosa. Pode-se tratar também com corticóides em casos mais complexos. E em casos raros existem à possibilidade de cirurgia para sinusite, porque, às vezes, a secreção fica acumulada nos seios da face e não sai.
É recomendado o uso do soro fisiológico de forma preventiva para limpar as vias nasais e prevenir crises de rinite.

Você é alérgico? Veja é a hora certa para trocar o colchão.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias