Você sabe o que causa a placa bacteriana nos dentes?

Você sabe o que causa a placa bacteriana nos dentes?

A placa bacteriana, é uma película pegajosa encontrada na superfície do dente, na maioria das vezes têm um tom amarelado. Quando a placa está presente em excesso,o indivíduo pode ter a sensação de estar com os dentes sujos. Essa camada é composta por bactérias e restos de alimentos, que é formada sobre os dentes, principalmente na região da gengiva.

É comum o surgimento de placa bacteriana nos dentes, isso porque as bactérias estão sempre presentes na nossa boca, inevitavelmente. Elas se alimentam e se multiplicam se alimentando dos restos de comida que ficam na boca. O seu acúmulo forma a placa.

Placa bacteriana e tártaro
O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é causado pelo acúmulo de placa bacteriana, que quando não removida corretamente com a higiene bucal, endurece e se torna o tártaro, podendo ser eliminado somente com a ajuda de um dentista. Esse acúmulo pode resultar em inflamação gengival, que por sua vez pode evoluir e levar a problemas graves, como, por exemplo, a perda dentária.

Consequências da placa bacteriana nos dentes
Cáries: provocam o surgimento de um pequeno furo ou mancha escura no dente, nos casos mais avançados vem acompanhada de dor;
Tártaro: o acúmulo de placa bacteriana se transforma em uma substância endurecida, difícil de remover em casa;
Gengivite: o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, provoca vermelhidão e sangramento na gengiva.

Saiba mais sobre a gengivite

Como remover a placa bacteriana dos dentes?
Não existe segredo para remover a placa bacteriana. O essencial é escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia e utilizar o fio dental. Usar um enxaguante bucal também pode ajudar a eliminar as bactérias e, consequentemente, retardar a formação da placa bacteriana que também pode se formar na garganta, ocasionando um mau hálito.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias