O que causa o mau hálito? Saiba como tratá-lo

O que causa o mau hálito? Saiba como tratá-lo

Na maioria dos casos, a pessoa que têm mau hálito não se dá conta do problema. Quem convive com o mau hálito evita abordar o assunto, para não criar constrangimentos. Você pode achar que mau hálito, ou halitose, se origina na ingestão de alimentos como alho e cebola. Talvez você se surpreenda ao descobrir que as bactérias na sua boca, especialmente na língua, são as maiores causas do mau hálito.

Causas do mau hálito
As causas do mau hálito podem ser diversas, sendo que a maior parte tem origem bucal. As principais são: cáries não tratadas, doenças periodontais, próteses sem adaptação adequada, baixa produção de saliva, má higiene bucal, que resulta em acúmulo de placa ou restos de alimentos entre os dentes, saburra lingual, processos pós cirúrgicos, doenças otorrinolaringológicas, como garganta inflamada, rinite e sinusite, diabetes, ingestão de álcool ou tabaco e doenças gastrointestinais, hepáticas e renais. 

Alimentação e mau hálito
Alimentos como alho, cebola, repolho, couve-flor contribuem com o odor da respiração e podem colaborar com o mau hálito, uma vez que o alimento é absorvido e cai na corrente sangüínea, ele é transferido para os pulmões, onde é expelido parte do gás formado pelo pulmão saindo o odor no ar expirado.

Como eliminar o mau hálito?
Para ajudar a tratar o mau hálito, não deixe de escovar seus dentes duas vezes por dia e de usar o fio dental diariamente para remover dos dentes, das gengivas e da língua as bactérias que causam odores. Use creme dental, e enxaguante bucal antibacterianos para ajudar a matar as bactérias que causam odores. Uma boca limpa, livre de placa bacteriana, é fundamental para manter um hálito fresco.

Para manter seu hálito fresco entre as escovações, experimente:
-> Usar antisséptico bucal após comer
-> Usar gomas de mascar sem açúcar para estimular o fluxo de saliva
-> Lanchar aipo, cenoura e maçã, que podem ajudar a soltar detritos
-> Manter uma dieta inserir este link nutritiva, pois deficiências vitamínicas podem contribuir com o mau hálito
-> Escovar a língua

Visite seu dentista se o mau hálito persistir para descartar problemas médicos crônicos.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias