O que comer para deixar os dente saudáveis

O que comer para deixar os dente saudáveis

Desde criança somos ensinados a importância de cuidar da saúde bucal para termos dentes saudáveis e fortes. O sorriso pode ser o cartão de visita para muitas pessoas, mas para isso é necessário diversos cuidados. Dentes saudáveis dependem da combinação escova, pasta de dente e fio dental. Mas uma alimentação saudável contribui e muito para ter dentes e gengivas saudáveis.

Por isso, é essencial ter uma alimentação saudável e balanceada. Alguns alimentos podem prejudicar a saúde bucal, o alto teor de pigmentos em determinadas comidas podem levar ao escurecimento dos dentes, já que desgastam o esmalte e mancham a superfície. O mau hálito também pode ser um problema, para quem costuma ter uma má alimentação. Alho, cebola, repolho, são exemplos de alimentos que podem agravar a situação.

Quais alimentos são bons para os dentes?
Leites e queijos - Alimentos  ricos em cálcio, um dos minerais responsáveis pela formação e fortificação dos dentes. Além disso, o leite e seus derivados são ricos em um tipo de proteína que diminui a acidez bucal, o que ajuda a diminuir o desgaste do esmalte do dente.
Peixes -  O peixe é um alimento rico em cálcio e vitamina D. A vitamina D é importante para manter os dentes saudáveis, porque ela ajuda na absorção do cálcio pelo organismo. Sardinha, atum e salmão são os ótimos exemplos de peixes que apresentam esses benefícios.
Maçã - Você sabia que comer uma maçã ajuda a limpar os dentes? Isso acontece por causa das fibras que elas têm. Além disso, ela ainda ajuda na digestão dos alimentos!

Alimentos ruins para os dentes
Alguns alimentos afetam a aparência e qualidade dos dentes. Conhecidos como cromogênicos, produtos com forte pigmentação ou excesso de açúcar que podem danificar a coloração natural do sorriso e ocasionar as cáries, estes alimentos são: balas, bolos, refrigerantes, álcool e café.

Por que cuidar da saúde dos dentes é importante para a alimentação?
Tudo o que é consumido pelo nosso corpo reflete na qualidade dos dentes, tanto para o bem quanto para o mal. As consequências de uma má alimentação e uma dieta insuficiente podem ser a formação de cáries e gengivite.

O que pode dar sensibilidade nos dentes?
Esmalte desgastado devido ao uso de escovas duras ou escovação muito forte, erosão dentária devido a alimentos e bebidas altamente ácidos, erosão dentária devido à bulimia ou doença do refluxo gastroesofágico e retração da gengiva que deixa a superfície de sua raiz exposta.

Saiba como manter a escova de dente livre das bactérias!

Saiba mais sobre a Disfunção da ATM

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias