Prisão de ventre: por que as mulheres sofrem mais?

Prisão de ventre: por que as mulheres sofrem mais?

A constipação intestinal conhecida popularmente como prisão de ventre ou intestino preso,  é uma doença que atinge 30% da população e acontece com maior predominância em pessoas do sexo feminino em decorrência de causas hormonais. Embora usualmente fácil de prevenir e de tratar, ela afeta negativamente a qualidade de vida e, em casos específicos, pode refletir um problema mais sério e necessitar de intervenção médicas ou mesmo cirurgia.

Agora, por que a prisão de ventre é mais incidente no sexo feminino? Entre as causas está a influência dos hormônios. Antes da menstruação, por exemplo, muitas mulheres notam alteração do funcionamento do intestino.

Outra explicação é o hábito ainda comum de não obedecer ao desejo de fazer cocô, o que pode causar ressecamento das fezes, dificuldade de eliminá-las e ferimento no ânus (fissura anal) pelo esforço repetitivo para evacuar. Após a menopausa o quadro pode se agravar, porque há queda dos níveis de estrogênio.

Sintomas
Os sintomas comuns no dia a dia de um constipado são: queixas de intestino lento, muito esforço para eliminar as fezes, dor e distensão abdominal. Na maioria das ocasiões, a prisão de ventre é causada por baixa ingestão de fibras e de líquidos ou por falta de atividade física. No entanto, outras condições afetam a função intestinal, como diabetes, hipotireoidismo e depressão.

Tratamento
O tratamento para prisão de ventre começa com a reeducação alimentar. A prática de atividade física e a ingestão de líquidos contribuem bastante para o tratamento da doença. Nunca tome remédios laxantes sem orientação de um profissional de saúde. Os medicamentos podem deixar o intestino dependente e piorar ainda mais a condição.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias