Saúde bucal em tempos de pandemia

Saúde bucal em tempos de pandemia

Saúde bucal e saúde emocional estão interligadas a todo momento, embora ainda seja um assunto desconhecido por muitas pessoas. O fato, é que nesse período de pandemia em que todos estamos nos adaptando a essa realidade, é cada vez mais comum a procura por consultórios odontológicos, e o principal motivo: dores no dentes devido ao estresse.

É fundamental saber que o sistema nervoso influencia diretamente nosso organismo, principalmente, com a nossa saúde bucal. Pessoas com problemas de ansiedade,  depressão e tristeza, estão mais propícias a ter complicações bucais por consequência disso. 

A dentista do Sistema Hapvida, Natália Lima explica que emoções muito fortes podem resultar em problemas bucais. “A pandemia tem trazido aos consultórios  muitas pessoas com queixa de estresse, com dores nas costas, dores que correm pelo pescoço e dores na face. Todos esses relatos podem ser de origem dentária. Um exemplo é quando a gente está estressada e aperta os dentes, isso pode ocasionar o bruxismo, dores de cabeça e dores musculares”, completa.

Saiba algumas das doenças que a saúde emocional pode causar na boca.

- Mau hálito: depressão e cansaço podem afetar a higiene bucal das pessoas, fazendo com que elas acabem se descuidando em relação ao desenvolvimento bucal,  ocasionando doenças, como por exemplo: Cárie, tártaro e aftas.

- Bruxismo: uma das consequências para quem sofre de ansiedade, é o bruxismo, ato de apertar ou ranger os dentes. Esta atividade pode trazer desgaste dentário e dores musculares.

Gengivite: a não higienização dos dentes com frequência pode ocasionar uma inflamação no tecido gengival que deixa a região da gengiva mais frágil. Durante a escovação, é comum perceber sangramentos. 

- Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM): Outra complicação ocasionada pela depressão e ansiedade que reflete na saúde bucal é a DTM. Os principais sintomas são mandibular estalando e dores de cabeça, o que muitas vezes dificulta o movimento para cima e para baixo da boca.

Natália Lima reforça para a importância de manter os cuidados básicos de higiene bucal. “Para que o correto diagnóstico seja feito de maneira eficaz, é necessário procurar um dentista com regularidade, além dos cuidados necessários, como o uso de máscara, higienização das mãos e uso do álcool em gel”, finaliza.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias