Trabalho em casa pede descanso a cada uma hora, diz especialista

Trabalho em casa pede descanso a cada uma hora, diz especialista

As pessoas que trabalham em casa precisam estar atentas à qualidade de vida. Uma das medidas que devem ser adotadas é intercalar atividades profissionais com períodos de relaxamento, o que evita sobrecarga. Os descansos nos intervalos de trabalho devem ocorrer a cada uma hora.

O alerta é da fisioterapeuta do Hapvida NotreDame Intermédica, Ariane da Rocha. O tema merece atenção, já que as pessoas vão se adaptando aos novos formatos de trabalho após a pandemia, como é o caso do home office, adotado parcial ou totalmente, agradando parte dos profissionais que apontam como benefícios a economia de tempo no caminho até a empresa ou a maior qualidade de vida.

“Basicamente, estamos falando de se organizar para ter tempo tanto para o trabalho como, por exemplo, para alimentação ou atividades físicas. Isso evita doenças crônicas”, afirma Ariane. 

Nesse sentido, a postura da pessoa frente ao computador é de extrema importância. “O recomendado é se levantar após períodos que vão de 30 minutos a até uma hora trabalhando”, explica a fisioterapeuta. Segundo ela, a manutenção da postura ergonômica durante o uso dos computadores é uma tarefa relativamente fácil, que traz diversos benefícios. “Ajuda tanto em relação ao conforto quanto à produtividade”, completa.

Ficar em pé

A interrupção tem seus objetivos. “Basicamente, a pessoa deve fazer uma pausa para se movimentar, para alternar entre trabalhar sentado e em pé, ou praticar uma atividade física. Fazer uma pausa de 15 minutos ajuda, e aí a pessoa deve ficar em pé e se distrair”, recomenda a especialista.

Os sinais de exagero no tempo trabalhado continuamente surgem de várias formas. “A postura ruim ao sentar está associada à flacidez dos músculos abdominais. Essa condição favorece a ocorrência de um estiramento abdominal, levando a dores nos joelhos ou uma dor ciática, entre outras”, relata Ariane.

Um longo período sentado deixa a pessoa mais propensa a doenças que vão além dos aspectos musculares. “O profissional fica mais suscetível a ter pressão alta e dores de cabeça”, conta a fisioterapeuta. Tendinites são outros registros comuns em pacientes que pouco se exercitam ao longo do dia.

O trabalho no sofá parece convidativo, mas Ariane aponta as melhores alternativas. “Devem ser utilizados móveis de altura adequada, uma cadeira com altura regulável e encosto também regulável”, recomenda.

Cuidado com a coluna

A coluna precisa estar alinhada, respeitando-se as três curvaturas anatômicas: cervical, torácica (no meio das costas) e lombar. “Ao sentar, as costas devem estar eretas; os ombros, para trás; e os glúteos encostados na parte posterior da cadeira”, orienta Ariane.

O profissional deve colocar um adaptador na parte inferior para que o seu pé possa ficar bem postado. Essa medida ajudará na circulação sanguínea. “O monitor do computador deve estar na linha do ombro, de forma que a musculatura do braço possa relaxar. Não esquecendo que uma boa iluminação do ambiente ajuda na produtividade”, afirma a especialista.

O consumo de água ao longo do dia é outra dica. A hidratação melhora o aporte sanguíneo e evita dores de cabeça, relata a fisioterapeuta. Já a caminhada ajudará a manter a parte cardiorrespiratória ativa, com sessões diárias de pelo menos 30 minutos, três vezes por semana.

Importante lembrar também da importância de um check up anual com um profissional de saúde, mesmo que a pessoa não tenha dores.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias