Vitamina D, onde encontrar?

Vitamina D, onde encontrar?

O que é vitamina D ?
A vitamina D é considerada um micronutriente essencial lipossolúvel, ou seja, pode se dissolver em gordura e é armazenada em grande quantidade, especialmente no seu fígado. As principais formas encontradas na natureza é a vitamina D2 e a vitamina D3. São poucos os alimentos que contêm quantidades expressivas dessa vitamina. Assim, as fontes alimentares respondem por apenas 10 a 20% da vitamina D necessária para os seres humanos. O restante é obtido via exposição solar ou com o uso de suplementos.

Pra que serve a vitamina D
A principal função da vitamina D é regular o fornecimento de cálcio e fósforo ao organismo. Dessa forma, ela atua nos ossos, no intestino e nos rins. Além de ajudar no desenvolvimento dos dentes e no equilíbrio de vários outros órgãos e células do corpo. 

Quando a vitamina D está baixa?
Os principais sintomas de que você está com a vitamina D baixa é a diminuição da massa muscular, pele seca, aumento da gordura corporal, diminuição da libido, déficit de atenção e memória, depressão (mau humor, desânimo), alterações ou doenças cardíacas, raquitismo, osteoporose, aumento do risco de fraturas, infecções recorrentes. É importante alertar que a idade é um fator diretamente relacionado à baixa produção dessa vitamina. A partir dos 30 anos, a síntese de vitamina D começa a diminuir gradativamente.

Como suprir a carência de vitamina D?
A vitamina D pode ser obtida por meio da luz solar (90%) e da alimentação (10%). Para suprir a carência de vitamina D, tome banhos de sol, exponha a maior parte do corpo que puder. O tempo varia de 10 a 20 minutos no horário de maior incidência do sol e não use filtro solar. Quando não há exposição ao sol de forma regular, a alimentação não é suficiente, então é necessário recorrer à suplementação. A deficiência pode ser revertida após o uso de suplementos de Vitamina D, sempre orientado pelo médico e nutricionista.

Alimentos com vitamina D
- Sardinha;
- Fígado de boi;
- Ovos;
- Iogurte;
- Queijo cheddar;
- Manteiga;
- Óleo de fígado de bacalhau.
 

Saiba os benefícios de ter uma alimentação saudável

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias