Azia: o que fazer?

Azia: o que fazer?

O que é azia?
A azia é caracterizada por uma sensação de queimação na região do estômago, que pode se estender até a garganta, e que normalmente acontece depois de comer muito ou de comer alimentos ricos em gordura, que são mais difíceis de digerir. Os episódios de azia podem ser ocasionais ou frequentes, podendo interferir na rotina e qualidade de vida do paciente, e até ser sinal de algum problema mais grave.

Quais as principais causas da azia e má digestão?
Muitas pessoas acham que azia e má digestão são a mesma coisa, um equívoco comum. A azia ocorre quando o ácido gástrico, composto químico que auxilia o processo digestivo e é produzido por nosso próprio organismo, rompe o anel muscular que separa o esôfago do estômago, provocando dor e queimação.

A má digestão, por sua vez, pode ser causada pela quantidade de alimento no estômago, pela própria digestão e mistura desse alimento ou até pela aerofagia, que é a deglutição de ar durante o ato de comer e beber. Ela é descrita como um desconforto no abdômen superior, com uma sensação de plenitude alimentar, saciedade precoce, dor e, muitas vezes, pirose epigástrica, aquela sensação de refluxo e gosto azedo na garganta.

Quais são os sintomas da azia?
Os sintomas clássicos de azia e queimação incluem, má digestão, sensação de estômago cheio, refluxo dos alimentos, arroto constante e involuntário, estômago inchado, gosto ácido ou amargo na boca, dor e sensação de queimação na garganta.

Como aliviar a azia?
Algumas medidas podem ajudar a aliviar os sintomas da azia:
- Deixar de fumar;
- Evitar alimentos gordurosos, fritos e picantes;
- Evitar tomar café, chá preto, chocolate quente e refrigerante;
- Fazer pequenas refeições ao longo do dia;
- Dormir deitado de lado, sob o lado esquerdo, especialmente se deitar depois de comer;
- Evitar situações estressantes.

Azia constante, o que pode ser
A presença de azia constante pode ser consequência de um problema mais grave, como o refluxo gastro-esofágico ou gastrite, ou devido a fatores como alimentação errada, nervosismo ou uso de roupas muito justas, que acabam prejudicando a digestão dos alimentos. Além disso, é importante lembrar que nas mulheres, a azia pode ser sintoma de gravidez.

Alimentos que diminuem a azia
- Frutas não ácidas: maçã, pêra, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago;

- Vegetais cozidos: após o cozimento, as fibras dos vegetais são abrandadas e ficam mais fáceis de serem digeridas;

 - Sopas:assim como os vegetais cozidos, as sopas requerem menos tempo de digestão e promovem o esvaziamento gástrico rápido por serem líquidas. 

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias